Soldado israelense publica no Instagram foto de menino palestino na mira de seu rifle

Caso provocou revolta na web entre grupos críticos à ocupação israelense do território palestino

Um soldado israelense causou revolta na internet no último fim de semana ao publicar na rede social Instagram a foto de um menino palestino na mira de seu rifle, segundo informaram vários veículos de imprensa locais.
Na imagem, um menino aparece de costas, sentado e olhando para baixo, com a cabeça exatamente na mira de um atirador de elite. Não é possível identificar a data e o local onde a foto foi tirada, mas o contexto revela construções típicas de uma cidade árabe.
Os sites dos diários israelenses Haaretz e Yediot News divulgaram a imagem, mas não revelaram a identidade do autor da imagem.
Segundo o britânico The Guardian, quem publicou a foto foi o soldado Mor Ostrovski, de 20 anos. Tanto a imagem como o perfil de Ostrovski foram deletados do Instagram no último sábado (16).
Apesar disso, a imagem foi distribuída por sites críticos a Israel, como o The Eletronic Intifada, entre outros, provocando a ira de ativistas e uma enxurrada de críticas na web.

“Essa é a cara da ocupação”, informou o Breaking the Silence (Quebrando o Silêncio, em tradução livre), grupo formado por ex-combatentes da IDF (Forças de Defesa de Israel) e que tem o objetivo de alertar sobre o que ocorre nos territórios palestinos. “Isso é resultado do controle militar sobre uma população civil”, informou o grupo em sua página no Facebook.
Segundo o site do diário Yediot News, a IDF já iniciou uma investigação sobre o caso, mas alertou que ainda não ficou provado se Ostrovski realmente tirou a foto. Segundo um porta-voz da IDF, o soldado pode ter encontrado a imagem na web e decidido publicar no Instagram.
Apesar disso, continua o porta-voz, “este é um incidente grave e que não está de acordo com o espírito e valores da IDF”.





Fonte-http://noticias.r7.com

Deixe um Comentario.


// O corpo do texto deve ficar no lugar deste comentário. //